Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

o envelhecimento.....


O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.

Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadã/ão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual a criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".

Na Bíblia, também podemos perceber que a atitude frente às pessoas idosas nem sempre foi tão pacífica ou tão tranqüila como, às vezes, ouvimos e afirmamos. Podemos perceber na leitura da Bíblia que as pessoas idosas não têm uma vida sem problemas, sem dificuldades. Mas a exortação quanto ao respeito, à valorização da sabedoria dos mais velhos sempre aparece. O Salmista, por exemplo, compara as pessoas que andam com Deus como árvores viçosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice (Sl 92.13-15). A Bíblia nos mostra um horizonte diferente daquele que percebemos na nossa sociedade.
"Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda quando tiverdes cabelos brancos, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."
(Is 46.4)

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, freqüentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.

Um comentário:

  1. Amiga querida:

    HOMENAGEM A VOCÊ...
    Como é gostoso ter amigo,
    Que nos trata com carinho,
    Que nos manda mensagens
    De todo tipo e formato,
    Como poesias ou textos,
    Seja dia, noite ou madrugada,
    Não precisa data festiva,
    Para nos mandar um recado,
    Arrumam qualquer pretexto.

    Deixam-nos felizes, contentes
    Melhoram nossa auto estima,
    Com a demonstração de afeto,
    Este tratamento fraterno,
    Mesmo estando distantes.
    Faz-nos sentir Bem perto!!
    Uma vês me perguntaram...
    Porque não apagava meus
    recados, e eu respondi:
    -Sempre que me sentir sozinha,
    lembrarei que um amigo tem carinho
    e afeição por mim,pois deixou em minha página
    prova disto.
    Então vou lá nos meus recado e sinto a presença
    desta pessoa linda,
    e me sinto acompanhada de alegria.
    "EU ADORO VOCE!!!"

    ResponderExcluir