Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CUIDAR DE IDOSOS

O QUE É CUIDAR?




Muitas vezes perguntam o que é cuidar de pessoas idosas. A resposta não é tão simples como parece de inicio, pois para muitos cuidar é apenas garantir que a higiene esta feita e que o idoso esta alimentado mas cuidar é bem mais do que isso.
Claro que a higiene é uma parte fundamental do cuidado prestado ao idoso pois deve ser feita correcta e cuidadosamente, lavando, hidratando, cortando as unhas... A alimentação deve ser em primeiro lugar elaborada de acordo com as necessidades nutricionais, gostos e tendo atenção ao estado de saúde de cada pessoa. 
Cuidar é apesar de tudo mais do que isto pois a higiene, a alimentação e o posicionamento cuidam a parte física do idoso mas não podemos esquecer a parte humana, em que temos que olhar o idoso como um ser humano num todo. 
A parte psicológica é talvez a parte que deve ser mais realçada pois é através dela que são criados os laços que permitem que o idoso estabeleça uma relação de confiança com o cuidador. 
Como então cuidar da parte psicológica?
É bem mais simples do que pode parecer no inicio. Devemos sempre cumprimentar o idoso com carinho, olhando nos olhos, com um sorriso e ouvindo sempre o que tem para nos dizer. As pessoas idosas que vivem em suas casas são pessoas que muitas vezes estão sozinhas por períodos muito longos, o facto de saberem que quem cuida delas as ouve e dá atenção ao que têm para dizer é um factor chave para que haja uma relação de confiança. Elogiar, acarinhar, dar um beijinho, um abraço, ouvir, conversar, fazer companhia, são algumas das formas de fazer com que o idoso se sinta valorizado numa fase da sua vida em que muitos pensam que são um estorvo. É nosso dever enquanto cuidadores mostrar o contrario, que são acarinhados e que temos prazer em cuidar deles nesta fase da sua vida em que se ouvirmos com atenção têm tanto para nos ensinar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário